segunda-feira, 4 de maio de 2009

ROTINA EM EDMONTON

Hi people,

não estamos completamente "assentados", mas vou aproveitar que povo aqui saiu pra trabalhar, deixou o cabo da web livre, e contar um pouco como é a rotina daqui.

Bom, pra começar, falar mais do Shopping: acho que ninguém faz idéia do que é trabalhar num dos maiores Malls do mundo (o maior das Américas): tudo é gigante. Para quem não teve saco de ver o site num post anterior, vou resumir:


- Deve ter umas mais de 500 lojas, sei lá, mas garantido mais de 800 operações, como diz o site;

- Parque de diversões;

- Mini-golf;

- Uns 12 cinemas multiplex;

- Show de focas e leões marinhos (no meio dos "corredores", se você os preferir chamar assim);

- Obviamente, um misto de Aquário com Zôo;

- Water Park (uma praia artifical com uns 10 escorregadores e um bungee-jump dentro)

- Um ice-rink pra patinação e jogos de Hockey;

- Uma mini-via gastronônica (imagine a Via Gastronômica de Joinville, do Âmbar até a Maze, só que dentro de um Shopping). O mais espantoso é que o Mall é todo horizontal, e essa alameda é algo como uma pequena parte de uma reta PERPENDICULAR a esse RETA gigante que é o West Edmonton Mall;

- Dois Hotéis, o West Edmonton Inn (mais "baratinho") e o Fantasy Land;


O pessoal que mora comigo trabalha 100% no Water Park, vigiando o pessoal que vai pros tobogãs/escorregadores. Eu trabalho no FantasyLand Hotel.

O FLH é como se fosse o Bourbon no Mueller em Joinville, ou se todo o Financial Center no Neumarkt fosse um hotel. Porém, é muito maior que o Bourbon, mas segue a mesma estrutura: Lobby, no 2nd Floors tem as conference rooms, e depois os quartos. O que mais espanta também é o corredor que liga as salas "normais" (14!!!) até o Ballroom, que o nome já diz, é um salão (meio) oval, com possibilidades infinitas de combinação de tamanho.

Eu sou um singelo e humilde Banquet Server. Eu trabalho (por enquanto) 5 dias por semana, 8 horas por dia. Geralmente, pelo que saquei, terça pra sábado, folgando domigno e segunda, o que é muito bom. O horário (ESSA QUE É A M****) depende muito, eu posso começar as 6AM (pegar desde o começo do preparo de um café da manhã de clientes) ou começar as 4PM, indo até de noite, tipo 11PM. E eles entregam a tua schedule um pouco antes da tua folga.

Eu tô começando, então eu ainda não faço o setup das salas sozinho, apesar de ajudar os outros com isso. Então, eu carrego muita mesa e cadeira o dia inteiro, puxo muito carrinho pra lá e pra cá. A parte mais legal é servir, quando tem um evento massa ou um jantar mais formal. Ai carrega as bandejas com copos, treinando pra ser equilibrista. O highlight da minha carreira se Banquet server foi aprender a carregar aquelas trays (bandejas) de quase um metro, com pilhas e pilhas de prato de jantar, usando as duas mãos e o ombro pra equilibrar. E, pelo visto, devo estar indo bem, pois o que tenho feito isso é uma grandeza.

No fim da quinzena vem o salário, e vai vir umas tips juntos, que eu to curioso pra saber quanto é e como que o clinte paga isso, em eventos como esses. Ainda com relação a horário etc., isso significa que alguns dias eu terei que acordar 4 ou 4:30AM, ou 5AM como foi o caso de duas vezes essa semana que passou. É dose... No trabalho eu falo só inglês, lógico, pois de brasileiro tem só eu. Entretanto, fora as coisas a se dialogar com chefes e colegas de trabalho, o que eu mais falo é (quando falo) "Are you/the lady/the Mr. done here?", kakaka, quando retira o prato. Aqui em casa, infelizmente, mesmo morando com um ecuatoriano, falamos muito em portugues. Se saimos, saimos com brasileiros, e da-lhe português. Menos mal que eu divido o quarto com o Javi.

A parte mais chata além de tudo que eu falei é o uniforme (ou, como diria Javi, "our fuckin uniform!"). Eu tenho as minha calças (preta) e camisas social manga longa branca, além do pesado e chato sapato social preto, JUNTO COM COLETINHO E GRAVATINHA CINZA pairando PRA UM VERDE OCRE ridículo. Eu sei que irmã vai rir quando ler ou ver isso, mas penso que é inevitável a inserção de uma foto nesse espaço. Creio que isso não ocorreu ainda pois meu tag name "Rod | Banquets" ainda não ficou pronto :p

A nossa sorte é que moramos a 10 minutos caminhando do Mall, então pra trabalho ou hora de lazer (como ontem, quando fui sozinho ver finalmente o Fast and Furious III) é tudo mais facilitado. No mais, sigo minha rotina de cozinhar nas horas vagas. No mais (já fui duas), PUB com o povo, pra bebericar uma (não mais que isso, cerva é cara here) e cantar no Karaokê, como ontem, after movie.

No mais é isso, somado a nossas intermináveis reuniões aqui (em português, GRRRR), pra definir coisas do tipo "vamos comprar agora a cafeteira ou o escorredor de louças?"... Eu queria era continuar a ler mais, até porque ando falando muito em português, mas tô vendo que meus livros vão ficar pro Brasil, pra praticar quando não estiver falando em inglês. Enquanto isso, me viro com jornais, vitrines, os contratos de catering do Hotel etc.

Dúvidas, comments please!!!

4 comentários:

Milena disse...

Bom saber que está dando tudo certo. O trabalho parece ser legal.
E vi o site do hotel. Cool!

Thais Miguele disse...

Puxa... estranho pensar que vivendo aí vc fale pouco inglês.

moguinha disse...

Realmente eu irei rir da tua cara quando te ver com esse uniforme.
Há! Se fudeu!
Aqui no Brasil tu quer ser alinhadinho no estilo "foda-se" aí os cara é que vão foder contigo!
Vai virar pinguimzinho!
Vai virar pinguimzinho!
Vai virar pinguimzinho!

Ei, coloca uma foto quando der!

Beijo!

Unknown disse...

no comments at all