segunda-feira, 14 de março de 2011

AINDA DE MONTREAL

Oi,

como vocês devem imaginar, tenho muito o que contar... fotos então, nem dá pra contar, não economizei... mas, se somado horas de avião, trem, sono recuperado, domingo inteiro de tour, somado ainda a ler jornal todo dia e trabalhar junto ao pessoal da loja em Vancouver e os contatos do Brasil... você imagina: não resta muito tempo. E agora ainda saio pra uma visita a escola - e não esqueça que estou em Toronto: 6,5milhões de pessoas, uma ida a um cantinho a outro da cidade é 2h.

Enfim... o que preciso contar foram alguns diálogos interessantes em Montreal ainda, que me renderam algumas risadas. Algumas internas, é claro...

Diretor de uma escola: "So, where's your Hotel?"
Rod: "Actually, it's a Hostel. The HI one"
Nota do Editor 01: numa conversa, eu já havia "mencionado" Hotel no lugar de Hostel, e como o pessoal queria agradar etc., não podia repetir e passar por mentiroso quando me dessem um carona
Nota do Editor 02: HI é uma forma de deixar mais "fancy", como quem diz "é o menos fuleiro e o mais conhecidinho"
Diretor de uma escola: "That's right... experiencing exactly what a student wouldo... a real student experience! I liked that"
Rod: "Yeaaaah, that's right" (rindo por dentro "não, é que eu sou quebrado mesmo...")

A outra estória é do famoso Smoked Meat Sandwich... Pra ter uma ideia, fomos no tal de Schwartz, que me lembra muita coisa de Brasil, SC, Joinville, Pomerode etc. É um daqueles botecos, botecos mesmo, enfiados numa parede qualquer, com os mesmos sinais da Coca-Cola de décadas passadas, atendendo da mesma maneira, o mesmo staff, os mesmo papéis, mesmos métodos etc. Software pra tirar os pedidos? Isso nunca chegou e seguramente nunca chegou lá... Pra ter uma ideia de quanto é famoso, o pessoal da escola (a gatinha Audrey) me levou lá. O Bruno, quando me levou pra conhecer a cidade na sexta, me levou pra lá, pois não tinha entendido no e-mail que eu já tinha mesmo ido no "sanduiche famoso lá". Aí veio a pergunta:

Bruno: "Ai, vem cá, eles te trataram mal lá?"
Rod: "Sim, e muito.... mas eu saquei qual é a deles..."

Antes que você fique surpreso, eu esperava mesmo isso. Esse é um daqueles lugares com poucas mesas, e o pessoal fica latindo pra você sair e liberar uma tão logo você dá a última dentada na comida; olham feio se você fica sentado sem ter nada; eu coloquei minha pasta do laptop na cadeira do lado, e veio o esporro (tinha que liberar as 4 cadeiras restantes da nossa mesa pra uma família sentar, cotovelo-com-cotovelo etc. Mas é na base do esporro mesmo! Eu que geralmente sou um pouco lento, percebi isso logo de cara, e me deixei levar. É assim que esses caras fazem o Marketing deles e se tornam conhecidos. E mesmo que você fale mal da coisa, eles vão ter mais uns 1000 clientes fazendo fila na frente pra entrar etc... hehehe

Outras estórias de Montreal, várias... o que eu posso dizer é que eu passei só umas 48h lá, boa parte dormindo, outra se ressaca, outra bebendo etc., e não pude conhecer muito... O que eu pude ver é que, ao contrário de Vancouver, o metro é Subway mesmo, por baixo da terra... deve ter sido feito ali pra Olimpiada de 1976, e corta a cidade por baixo mesmo... e p****, a cidade vive em baixo da terra: cada maldita estação, vai corredores e corredores de lojas, shoppings, galerias etc., e, salvo você tenha memorizado as estações após anos morando ali, você se perde e não sabe aonde está. Mas eu sei que não conheci muito e peguei dias ruins. Afinal, como diz um ditado, "Montreal não é apenas o estádio Olimpico" (um prédio com um chifre gigante, que deve ser a caixa d'água...


See ya

Nenhum comentário: